A expressão sociedade de massa foi criada no século xx para designar um tipo de sociedade marcada pela produção em grande escala de bens de consumo, pela concentração industrial, pela expansão dos meios de comunicação de massa ( televisão, rádio, publicações impressas e, hoje, pela rede de computadores), pelo consumismo desenfreado, pelo conformismo social e pela ação da publicidade, que induz as pessoas a se comportarem como meros consumidores e não como cidadãos dotados de espírito crítico. O texto a seguir analisa esse fenômeno.
A sociedade de massa surge num estágio avançado do processo de modernização. Tanto no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, com a concentração da indústria na produção de bens de massa e o crescimentos cada vez maior no setor terciário [ setor de serviços, como o de lazer], quanto no que se refere à urbanização ,com a concentração da maior parte da população nas grandes cidades. Esse processo é acompanhado da burocratização e da progressiva redução das margens da iniciativa individual.
Na sociedade de massa, tendem a perder peso sucessivamente os vínculos naturais, como os da família e da comunidade local, prejudicados pelas organizações formais e pelas relações intermediadas pelos meios de comunicação de massa: daí o notável crescimento das relações mútuas entre sujeitos às vezes sumamente distantes entre si e, ao mesmo tempo, o empobrecimento e a despersonalização dessas inter-relações, que envolvem apenas aspectos parciais e limitados da personalidade dos indivíduos [as “comunidades” criadas via internet são um exemplo disso].
Já no conceito de “homem-massa” do pensador espanhol Ortega y Gasset estava presente a idéia de conformismo, que depois havia de ser considerado como próprio da sociedade de massa. O homem-massa se sente à vontade – afirma Ortega y Gasset - quando é igual a “todo mundo”, isto é, à massa indiferenciada. Essa idéia levou ao conceito de “conformismo de autômatos” criado por Erich Fromm em O medo da liberdade.
Segundo Fromm, com o conformismo típico da sociedade de massa, o individuo deixa de ser ele próprio, tornando-se totalmente igual aos demais e como os outros querem que ele seja. O preço disso é a perda do “ eu genuíno”, da subjetividade original da pessoas, que é constrangida a “fugir da liberdade”, ou seja, a buscar uma identidade substitutiva ( um “pseudo-eu”) na continua aprovação e contínuo reconhecimento por parte dos outros.
Alguns críticos radicais que aplicam o modelo da sociedade de massa aos Estados Unidos, em especial, ou de um modo geral, às sociedades industriais avançadas do Ocidente, reconhecem em tais sociedades, além de um conformismo difuso, uma acentuada concentração do poder. O sociólogo norte-americano Charles Wright Mills constata nos Estados Unidos, em concomitância com o surgimento da sociedade de massa, uma verdadeira e autentica elite dominante, compacta e coesa, composta pelas mais altas figuras do poder econômico, dos círculos militares e da política, que detém todo o poder nas decisões importantes para a nação.
O pensador alemão Herbet Marcuse, por sua vez, descreve a sociedade de massa estadunidense como uma sociedade “de uma só dimensão”, caracterizada pelo pleno domínio econômico-tecnológico sobre as pessoas, por um controle absoluto dos meios de comunicação de massa, por uma grosseira manipulação da cultura e pela obstrução de qualquer espaço de discordância: um estado de coisas que não hesita em chamar de “totalitarismo” (um totalitarismo não “terrífico”, mas “tecnológico”).
3 comentários:
a comunidade de massa é sim totalmente dominado por tecnologia e impõe um padrão a ser seguido onde todos tem querem ser igual
legall........
a tecnologia esta sempre presente na sociedade de massa
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